Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

Newsletter Prominas/MineSight: Point Cloud Mesher – Revolucionando trabalhos com grandes superfícies.

Newsletter Prominas/MineSight: Point Cloud Mesher – Revolucionando trabalhos com grandes superfícies.

Artigos relacionados

O novo Point Cloud Mesher (PCM) é uma ferramenta de aplicação simples, mas muito poderosa que foi criada com o intuito de facilitar e melhorar os trabalhos com grandes superfícies. Ela oferece aos usuários MineSight a capacidade de triangularizar, a partir de uma perspectiva 3D proveniente de grandes dados de nuvem de pontos. Representações tridimensionais de cavidades subterrâneas, túneis, topografias complexas e com alto nível de detalhes, podem facilmente e rapidamente serem geradas preservando suas características originais.

Além disso, o PCM pode refinar a malha triangularizada, realizando a interpolação da superfície para suavizar rugosidades dos dados ou para discretizar variavelmente os triângulos de superfície, reduzindo, assim, a complexidade e tamanho dos arquivos, otimizando cálculos e trabalhos futuros.

Diversas minas do Brasil e do mundo até hoje enfrentam problemas no tratamento e manipulações de superfícies com grandes níveis de detalhes. Muitas fizeram altos investimentos na aquisição de poderosos Scanner a laser ou contratação de levantamentos aerofotogramétrico que propiciam precisão em seus levantamentos, porém os setores de planejamento de lavra e geologia ao se depararem com esses grandes arquivos, encontram dificuldades na utilização destes “monstros”.

Elaboramos um comparativo, com uma base de dados real disponibilizada por um de nossos clientes no Brasil, para constatar os ganhos e benefícios que a nova ferramenta PCM propicia.

A extensão total da área do levantamento topográfico é de aproximadamente 70.000 hectares, onde toda essa área foi fracionada em 130 folhas/áreas, como um mosaico. Este fracionamento foi realizado pelo próprio cliente, justamente para viabilizar os trabalhos e manipulações, que com o PCM não seria necessário.

A densidade do grid da malha do levantamento é de 1m x 1m, totalizando assim aproximadamente 1,2 milhões de pontos por folha/área e 156 milhões de pontos em todo o levantamento.

Realizamos então a avaliação de uma das folhas do mosaico, afim de identificar o impacto na redução dos arquivos gerados.

Para a comparação, fizemos a triangularização pelo método tradicional no MineSight, pela ferramenta Triangulate Surface e posteriormente a triangularização com o PCM utilizando um desvio (deviation) e a ferramenta Simplify como Post-Processing (Pós processamento) para redução ainda maior do tamanho do arquivo de superfície, sem a perda de detalhes.

Desenvolvemos diversos testes afim de identificar quais os parâmetros ótimos na utilização do PCM neste caso base, e apresentaremos os resultados obtidos com os parâmetros mais adequados.

Na triangularização bruta dos pontos, obtivemos um arquivo resultante de 50.8 MB com um alto nível de detalhes.

Já com a utilização do PCM com Deviation de 0.1m e Simplify de 0.05m, nota-se uma redução drástica no tamanho do arquivo para 2.32 MB e sem qualquer dano aos detalhes da superfície.

Note que o PCM possibilitou a redução no tamanho do arquivo em 95%, mantendo o nível de detalhe da superfície. A tabela a seguir apresenta outras combinações de resultados.

A triangularização da área total pelo método tradicional levaria a um arquivo da ordem de 6 GB, contra somente 300 MB utilizando o PCM.

Abaixo um link com uma apresentação detalhada dos resultados obtidos nas comparações:

//goo.gl/EVy6Ym

O PCM é revolucionário, pois possibilita a utilização de superfícies com grandes níveis de detalhes em seu projeto, reportando cubagens mais assertivas e designs mais condizentes.

Para maiores detalhes desta ferramenta, entre em contato com client-relations@prominas.net.

Até a próxima!!

Adicionar comentário

pt_BR
Fale Conosco!