Uma das tarefas que mais consomem tempo para geólogos é a construção de uma figura de um depósito razoável em terceira dimensão.
O MineSight Implicit Modeler – MSIM é uma ferramenta matemática que permite aos geólogos utilizarem dados de sondagem, dados de polígonos, dados de pontos e dados de plano de falha, e, velozmente interpretar novos cenários geológicos.
“O método tradicional de linkagem de polígonos e polilinhas de seção a seção é ainda provavelmente o método mais preciso, mas o MSIM irá deixar você desenvolver alternativas para seu problema, e trazer soluções rápidas e alternativas velozes para visualizar estruturas geológicas”, disse o presidente da Mintec, John Davies.
Construir superfícies e sólidos geológicos detalhados é essencial em uma mina produtiva. E é também demorado. O MineSight Implicit Modeler muda isso. É o único produto do seu tipo que é parte de um pacote de software de planejamento de mina. O MSIM permite a geólogos construírem rapidamente modelos geológicos diretamente dos furos de sondagem. Isso evita a necessidade de criar e linkar manualmente seções, e isso abrange superfícies complicadas.
“O MineSight Implicit Modeler é rápido, reproduzível e constrói múltiplos modelos com atualizações rápidas,” disse John Davies. “Você está no comando. Avalie seu sólido ou superfície, em seguida adicione pontos de controle definidos pelo usuário para guiá-lo. Em outras palavras, você pode gastar mais tempo sendo um geólogo.”
O Implicit Modeler é um método matemático de ajuste de superfícies que interpola pontos na superfície para dar um ajuste mais regular. O MineSight Implicit Modeler usa o algoritmo Radial Basis Function, e pode ser utilizado para solucionar os seguintes:
- Criar superfícies e sólidos a partir de furos de sondagem.
- Construir superfícies de camadas invertidas e complexas diretamente dos furos de sondagem, o que é útil para depósitos de carvão.
- Linkar polígonos que foram explicitamente definidos, e lidar com cisões, junções, bifurcações, etc.
- Usar combinações de furos de sondagem e polígono/polilinha/ponto como entrada para gerar superfícies e sólidos.
Davies frisou que o lançamento do MineSight Implicit Modeler é só o começo. “MSIM abre novas portas para explorações geológicas. Imagine que você tem algum dado espaçado de sondagem e quer saber onde perfurar em seguida. Você pode usar o MSIM para construir rapidamente um sólido a partir dos seus furos de sondagem mostrando a você a tendência e direção do minério. Você pode usá-lo inclusive para construir contornos mineralizados em 3D diretamente do seu furo, evidenciando regiões de alta qualidade.”
Geólogos mais conservadores podem ainda querer construir algumas seções, e usar estas, juntamente dos dados de sondagem para construir superfícies usando o MSIM.
“Você pode usar polígonos que não são paralelos, então se você tem corpos de minério múltiplos, é muito mais fácil de modelá-los usando grids locais e depois deixar a ferramenta MSIM linká-los juntos,” disse Davies.
“Você pode ainda misturar polígonos planares e seções para melhor definir o corpo de minério – algo que é virtualmente impossível agora”.
Através do Link //vimeo.com/channels/minesight/51566346, você pode conferir as palavras de John Davies a respeito do MSIM e de novas ferramentas MineSight.