Impressão 3D no planejamento de lavra, faz sentido? A impressão 3D está ganhando espaço em diversas indústrias, e na mineração não é diferente. Sim, essa tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como os projetos de lavra são visualizados, prototipados e otimizados.
Com o uso da exportação STL, por exemplo, podemos criar modelos físicos de formações geológicas, prototipar soluções e aprimorar processos operacionais com mais agilidade e precisão.
3 benefícios da impressão 3D no planejamento de lavra
1. Visualização avançada: A capacidade de transformar dados digitais em modelos físicos ajuda na compreensão das condições geológicas e facilita o planejamento de operações.
2. Prototipagem rápida: Permite a criação do ambiente de teste de maneira mais realista, reduzindo o tempo de desenvolvimento.
3. Treinamento prático: Modelos em 3D facilitam a capacitação segura e eficiente das equipes, proporcionando uma compreensão clara dos equipamentos e procedimentos.
Escolhendo o software ideal para o seu planejamento de lavra
Para que a impressão 3D seja realmente eficaz no planejamento de lavra, é fundamental contar com um software que ofereça integração perfeita com ferramentas avançadas de modelagem e análise.
Nesse cenário o MinePlan® mostra ser a solução ideal, permitindo aos especialistas transformarem dados geológicos em representações físicas eficientes.
Com funcionalidades que abrangem desde a modelagem 3D até a simulação de cenários operacionais, o MinePlan torna o processo ainda mais intuitivo, melhorando a visualização, a comunicação entre equipes e a tomada de decisões.
Como trabalhar com impressão 3D dentro do MinePlan
No MinePlan existe uma opção de exportação para arquivos em STL, o qual permite que qualquer geometria 3D de seu projeto possa ser exportada diretamente para o seu software de fatiamento e consequente impressão 3D.
Para fazer isso, basta seguir os 4 passos abaixo:
1. Acesse o menu Surface e selecione uma das alternativas:
– Export from Viewer: Escolha diretamente na tela o objeto desejado.
– Export from OCB: Localize o objeto geométrico nas pastas do sistema.
2. Escolha a opção STL para exportar o arquivo.
Figura 1: Função exportar para STL
- Configure os parâmetros da impressora:
– Defina as dimensões da cama de impressão 3D e a altura máxima.
– Salve perfis de configuração para diferentes impressoras.
(Neste momento abrirá para você configurar quais são as dimensões da sua cama de impressão 3D, e a altura máxima, podendo salvar o perfil de configuração da sua impressora 3D e caso tenha mais de uma impressora, facilmente pode ser criado um perfil para cada uma.)
4. Ajuste a escala para que o objeto caiba na cama de impressão sem alterar suas geometrias.
(Caso o seu objeto fique muito grande, é possível redimensioná-lo na escala que couber na sua cama de impressão, não afetando as suas geometrias de projeto, somente redimensionando a sua exportação.)
Figura 2: Configuração de parâmetros da impressora 3D.
Dica do especialista: Utilize a função Verify no menu Surface para garantir que o modelo esteja livre de erros antes da exportação.
Figura 3: Visualização da cama de impressão.
Figura 4: Impressão 3D.
Com a integração da impressão 3D no planejamento de lavra e o uso MinePlan 3D, você pode levar seus projetos a novos patamares de eficiência e precisão.
Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe para explorar todas as funcionalidades do MP3D e comece a transformar suas operações hoje mesmo! Clique aqui!