No Dicas & Truques de hoje, vamos apresentar uma ferramenta muito prática, o Drillhole Paintbrush Tool. Em alguns casos durante a modelagem geológica, após a visualização e interpretação dos furos de sondagem torna-se necessária uma nova codificação dos intervalos. Como por exemplo no caso do modelamento de veios, em que os veios não estão previamente diferenciados no banco de dados e a partir da análise dos furos, esses podem ser subdivididos, o Drillhole Paintbrush Tool irá facilitar nesse processo. Esta ferramenta permite modificar ou adicionar um código para um atributo de maneira interativa sobre os intervalos na tela usando o cursor do mouse. Esta ferramenta é acessada a partir do menu intervalos Geo Tools no MS3D e funciona em 2D e 3D tanto no xViewer quanto nas janelas padrão do Viewer.
Veja mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo:
Configurar o Paintbrush é fácil, basta associar a um Drillhole View e escolher o atributo para codificar e o código e atribuir uma largura do pincel, a ferramenta está então pronta para ser utilizada, tanto em 2D como em 3D. Além disso é possível aplicar filtro para restringir intervalos à serem codificados.
Uma vez que os parâmetros foram configurados, o próximo passo é clicar em PAINT para pintar interativamente no Drillhole View, selecionando os intervalos que deseja codificar. À medida que os intervalos são selecionados, estes serão realçados fazendo uma trilha, que pode ser facilmente corrigida ou refeita.
A opção “Commit” permite salvar automaticamente no banco de dados do MSTorque, o valor do código ao item selecionado para todos os intervalos destacados.
Essa é a nossa dica de hoje: o Drillhole Paintbrush é uma excelente ferramenta de colaboração, que permite de maneira simples codificar os intervalos de furos, a fim de auxiliar a modelagem geológica.
Até a próxima!!!