No Dicas & Truques de hoje, vamos apresentar a melhor ferramenta para determinação de rotas e dimensionamento de frotas dentro do sequenciamento de lavra. O Dynamic Haulage é uma ferramenta do MineSight Scheduler Optimizer (MSSO) que apresenta uma solução mais precisa para a definição da rota dos cortes a partir das premissas e restrições impostas pelo usuário. O Dynamic Haulage garante a melhor e mais eficiente rota para os destinos, levando em consideração áreas previamente lavradas e parâmetros econômicos, desta forma, as rotas geradas ficam de acordo com o formato da cava, conforme os avanços já realizados. A imagem a seguir mostra uma rota do MSHaulage (linha amarela) em um pushback que já foi lavrado, logo, está indisponível.
A definição do tempo de ciclo é fundamental para o dimensionamento de frota, que representa uma parte significativa do CAPEX e OPEX. Ao realizar a definição das rotas dentro do MSHaulage, o usuário define a melhor rota para uma determinada fase/pushback levando em consideração todas as informações que ele possui no momento da geração das rotas. Nesta etapa, não há um conhecimento claro sobre o sequenciamento dos cortes, apenas uma ideia geral da prioridade de algumas fases em relação às outras. Com isso, cada corte de determinada fase terá a rota estabelecida dentro do MSHaulage a partir das informações que o usuário possuía no momento da elaboração das rotas.
Com o MSHaulage e MSSO integrados, o tempo de ciclo é calculado a partir das rotas que foram criadas baseadas na superfície gerada após a lavra conceitual, usando as rampas definidas no Pit conceitual. Entretanto, durante a operação da lavra algumas rampas podem não estar disponíveis, dependendo do avanço da lavra. O Dynamic Haulage leva para o MSSO o conceito de rampas temporárias usadas no sequenciamento a curto prazo. A partir das precedências entre fases determinadas pelo usuário dentro do MSSO o programa realiza o sequenciamento e o Dynamic Haulage determina a melhor rota possível para cada corte, levando em consideração as rotas à disposição e os cortes previamente lavrados. A imagem a seguir mostra como o Dynamic Haulage trabalha, levando em consideração rotas disponíveis de fases já lavradas para serem usadas por cortes que teriam outro caminho previamente. A ferramenta calcula o tempo de ciclo para cada rota disponível e determina a melhor rota possível para cada corte no momento da lavra.
A imagem mostra a rota definida pelo usuário dentro do MSHaulage (linha sólida em amarelo) e a rota alternativa (linhas pontilhadas) encontrada pelo Dynamic Haulage. Note que os cortes à direita da imagem já estão lavrados, disponibilizando a rota encontrada pelo Dynamic Haulage. No momento da geração das rotas a informação do sequenciamento ainda não é conhecida, fazendo com que alguns cortes assumam rotas não ideais ou até mesmo não operacionais. O Dynamic define a rota a ser tomada após o sequenciamento, esse é o grande diferencial da ferramenta, logo todas as rotas serão operacionais.
O objetivo principal do Dynamic Haulage é gerar planos o mais próximo possível da realizade, ajudando na tomanda de decisões durante o planejamento. Após definir Phase Precedence e Haulage Network dentro do MSSO o Dynamic Haulage irá definir a melhor rota a partir do sequenciamento já pronto, e irá fornecer a comparação entre os planos com e sem o Dynamic Haulage.
“O Dynamic Haulage é um produto que requer um investimento mínimo e provê uma incrível rentabilidade em curto-prazo” diz o Gerente de Projeto Carl Brackpool. “É uma solução eficaz para clientes procurando sequenciamentos flexíveis que avaliam várias rotas e diferentes cenários, especialmente quando a sincronização do sequenciamento a curto prazo não encaixa”.
Também há a opção de visualizar o gráfico Gantt (imagem a seguir), onde é informado quando um corte começa a ser lavrado, a duração e quando o corte é finalizado, uma novidade para o MSSO. Outra importante ferramenta dentro do Dynamic Haulage é a opção de comparar os resultados do MSHaulage tradicional com o Dynamic, sendo possível visualizar as diferenças dos resultados no relatório Cash Flow, possibilitando uma comparação econômica direta entre os dois planos. Além da comparação nos relatórios, há também a integração dentro do MS3D, fornecendo ao usuário a possibilidade de visualizar diretamente no Viewer a diferença das rotas entre os dois planos.
Essa é nossa dica de hoje: trabalhe de forma rápida, realista, precisa e alcance os resultados dentro do seu plano mais próximo possível do operacional, sempre levando em consideração o aspecto financeiro do seu plano e otimizando ao máximo seu sequenciamento. Trabalhe com o MineSight Haulage integrado ao MineSight Schedule Optimizer e alcance resultados mais precisos com o Dynamic Haulage!!
Até a próxima!!!