Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

Dicas & Truques Prominas/MineSight: MSReserve – Otimizando a cubagem de Depósitos Ferríferos com Faixas Granulométricas.

Dicas & Truques Prominas/MineSight: MSReserve – Otimizando a cubagem de Depósitos Ferríferos com Faixas Granulométricas.

Artigos relacionados

Geralmente, para depósitos ferríferos, os modelos de blocos possuem uma imensidão de variáveis, tornando-os muito grandes e, consequentemente, deixando os trabalhos diários mais lentos. Na maioria dos casos são modelos que possuem os teores dos elementos analisados por porcentagens de faixas granulométricas. Deste modo, em muitas empresas, na didática atualde estimativa/interpolação do modelo, realiza-se a acumulação das variáveis para a obtenção de um valor estimado coerente com sua proporção granulométrica, e em seguida a desacumulação para os cálculos de cubagem.

Porém, nas rotinas de estimativa do MineSight,há muito já existem opções que extinguem a necessidade de estimar variáveis acumuladas e posterior cálculos de desacumulação do modelo. Exatamente!!!

Não há mais a necessidade de variáveis acumuladas e desacumuladas por faixa para cada elemento no modelo, pois na estimativa já se pondera pela porcentagem da faixa granulométrica. Mas este assunto será abordado numa próxima edição do Dicas & Truques, onde detalharemos os resultados e ilustraremos os grandes ganhos com esseimportante diferencial do MineSight.

Assim, no MSReserve, e segundo a didática atual dos projetos de depósitos ferríferos, após a estimativa, obtêm-se valores estimados acumulados e para a cubagem de determinado range do modelo, ou de sólidos e etc., era necessária a desacumulação. Isto até a criação do MSReserves e seu leque de possibilidades. 

Com variáveis acumuladas e desacumuladas por faixa e por elemento, além de inúmeras variáveis tornando o modelo grande e confuso, o planejador terá que desprender tempo desacumulando o modelo. O MSReserve vem para tornar a cubagem muito mais simples, intuitiva, propiciando aos usuários relatórios customizáveis e dinâmicos.

Na configuração da lógica de reserva do MSReserve, o usuário consegue adicionar campos calculados para realizar o cálculo de desacumulação, e em conjunto, selecionar um item de ponderação quando são selecionadas as variáveis que serão consideradas na cubagem, não havendo a necessidade destas informações em variáveis do modelo de blocosque chegam a dobrar o tamanho dos arquivos de dados.

O MSReserve propicia ao usuário várias possibilidades de cubagem, tais como:

  • Utilizando range do modelo;
  • Por sólidos de arquivos de shell filepartials file, VBM e survey file;
  • Por polígonos de arquivos de shell filepartials file, VBM e survey file;
  • Cubagem entre superfícies GSF (do arquivo 13);
  • Várias geometrias de objetos geométricos simultaneamente através das opções Reserves from OCB (Object Contencts Browser) e Reserves from Viewer;
  • Possibilidade de importação de geometrias de uma base de dados MSPD.

Antes do lançamento desta incrível ferramenta, para realizar a cubagem de um sólido, era necessária a criação de um “Partial File” e posteriormente executar os procedimentos pitres.dat ou gsmres.dat para cada partial. A partir da opção Reserves from Viewer existente no MSReserve, o usuário consegue selecionar vários sólidos de uma única vez diretamente no próprio Viewer, onde ao clicar com o botão direito confirmando a seleção, é gerado o relatório de cubagem de forma instantânea ao usuário, a partir da lógica de reserva pré-configurada e templates salvos. 

A antiga didática já mencionada pelos procedimentos pitres.dat e gsmres.dat, tinha somente como possibilidade de output arquivos de texto, onde o usuário, caso quisesse tais informações em uma planilha, deveria copiar e colar estas informações, além de proceder com diversas adequações e formatações. Os resultados de cubagens realizadas através do MSReserve, são provenientes do conhecido Advance Reporting and Charting (ARC), já existente nas ferramentas MSSO, MSTorque, MSPlanner, MSAtlas, dentre outras. O ARC é a interface padrão para gerar relatórios do MineSight, permitindo de uma maneira simples e dinâmica a criação de tabelas, gráficos e relatórios em vários formatos. Para os fluxos de trabalho repetitivos, o ARC junto ao MSReserve fornece também a opção de salvar templates que carregam tabelas e gráficos personalizados, os quais podem ser facilmente exportados para diversos formatos (PDF, Planilhas, HTML, Imagem, etc) ou anexados em relatórios detalhados. 

Desde o seu lançamento, o MSReserve foi submetido a vários aprimoramentos e melhorias de suas funcionalidades, como o suporte a modelos sub-blocados e a compatibilidade e integração com o MineSight Atlas MineSight Planner, onde a lógica de reserva do MSReserve é utilizada nas cubagens nestas ferramentas, sem a necessidade de novas configurações. 

 Aproveite já estas novidades que atendem a qualquer depósito mineral, com alguns benefícios adicionais para o minério de ferro com faixas granulométricas, e obtenha agilidade e facilidade em seus trabalhos diários!

 Até a próxima edição!

Adicionar comentário

pt_BR
Fale Conosco!