Nesta edição do Dicas & Truques mostraremos como é fácil inserir seções verticais interpretadas e feitas à moda tradicional (papel e caneta) no MineSight para poder guiar seu modelamento geológico.
Então, mãos à obra!
Primeiramente vamos adotar como exemplo uma seção vertical não ortogonal aos eixos N/S e E/W. O exemplo será realizado na seção destacada em vermelho na imagem abaixo.
Para este exemplo é utilizado o MineSight Plot para primeiramente imprimir a seção com os furos e descrições, topografia e o grid de eixos para posterior georreferenciamento. Assim a seção é interpretada à mão, e então segue-se os passos abaixo.
Tome nota que é preciso ter na seção feita à mão, o grid de eixos Z e o Norte ou Este, dependendo do qual você leitor opte por trabalhar.
Neste caso temos ambos os eixos, mas foi optado por utilizar o grid E-W. Como não havia um eixo E-W mais à direita na seção, este foi projetado.
Conhecidas as coordenadas limites, que neste caso usaremos somente os pontos extremos destacados em vermelho, podemos utilizá-las para plotar o retângulo limite da seção no MineSight para então utilizar o georreferenciamento.
Neste caso foram utilizados somente 4 pontos, mas este método serve para quantos pontos acharem necessários para melhor georreferenciar sua imagem.
A partir daí, no MS3D, configure sua respectiva seção na opção PLANE e assim mude a tela para 2D.
Uma vez em modo 2D, faça um polígono 2D (menu POLYLINE > CREATE 2D > POLYGON) utilizando as coordenadas da seção.
Atente que esta etapa é importante fazer em 2D, principalmente se a seção for não ortogonal, pois utilizando a opção 2D, você garantirá que o polígono será feito no plano da seção, não precisando saber qual é o valor da coordenada extra, que neste caso é a coordenada N-S.
Uma vez feito o polígono limite da seção, é necessário criaruma superfície na qual ela será projetada. Para isto, você poderá utilizar a ferramenta do menu SURFACE > TRIANGULATE SURFACE > INSIDE POLYLINE BOUNDARY e com isso criar uma superfície nos limites deste polígono.
Com a superfície feita, utilize a opção de SNAP POINT no menu SNAP e abra a ferramenta TEXTURE SURFACE TOOL (FROM IMAGE) no menu UTILITIES.
Você poderá georreferenciar sua imagem sem a preocupação de ficar digitando as coordenadas. Primeiro carregue a imagem, selecione qual superfície será plotada e regule o zoom na imagem para começar o georreferenciamento.
Basta agora clicar na opção para selecionar o ponto de controle na imagem e logo em seguida clicar onde será correlacionado este ponto da imagem no espaço 3D do MineSight e selecionar o ponto correspondente na tela do MS3D. Faça isso para todos os pontos de controle, sempre lembrando para clicar primeiro na imagem e depois na tela do MS3D.
Depois de aplicar, a seção será plotada para a superfície escolhida.
Este é apenas um jeito de plotar as seções verticais sem ter problemas com as coordenadas de georreferenciamento. Você também pode plotar em uma superfície criada a partir de GRIDSETS.
Esperamos que essas dicas possam te auxiliar nos momentos mais “corridos” do seu dia-a-dia.
Até a próxima.