Dump/Spoil to Target: Eficiência e praticidade para gerar pilhas com volume e ângulo de inclinação desejados.
Você sabia que o MinePlan possui uma ferramenta para a criação automática de geometrias de pilhas?
Com a ferramenta “Dump/Spoil to Target”, localizada no menu “OP Eng Tools”, você pode criar geometrias de pilhas de maneira prática, utilizando um polígono de partida que represente a base ou o topo da pilha.
Após selecionar o polígono na ferramenta, o usuário deve especificar o volume desejado para a geometria (Target volume) e o ângulo de face (Slope angle). Na opção “Tolerance %” deve-se inserir uma porcentagem, que corresponde a variação que a ferramenta pode aplicar ao volume inserido para obter a geometria final.
Com a opção “Clip to Surface”, o usuário pode selecionar uma topografia para que a base da geometria final da pilha seja cortada por ela. Na aba “Method” determina-se por qual tipo de processo a ferramenta irá gerar as geometrias, Elevação ou Expansão.
Figura 1: Dump/Spoil to Target.
Através da opção “Snap Crest to Nearest Elevation”, a elevação da crista será baseada na origem da elevação (Elevation origin) mais a distância do passo (Step Distance) que obtém o volume mais próximo do volume alvo. Para isso, o polígono base pode ser expandido ou contraído evitando a criação de uma elevação de crista fracionária. Essa opção é habilitada quando os dois métodos disponíveis são ativados.
E aí, gostou dessa dica? Para maiores informações sobre a ferramenta “Dump/Spoil to Target”, além de outras funcionalidades e ferramentas do MinePlan, entre em contato com nossa equipe que teremos satisfação em atendê-lo.
Até a próxima!!!
Equipe Prominas Mining