Existem algumas ferramentas no MP3D que simplificam em muito o trabalho dos usuários no que se refere à desenho de pilhas, cavas e acessos. Nesta edição do Dicas & Truques, iremos apresentar quatro delas: Dump/Spoil to Target, Surface Reslope, Attach Template along Polyline e Pit Expansion. Estas ferramentas também podem ser utilizadas para aplicações ambientais. Um artigo sobre este assunto pode ser encontrado aqui. Dump/Spoil to Target Com esta ferramenta, presente no menu OP Eng Tools, é possível projetar rapidamente sólidos de pilhas, tendo como dados de entrada apenas um polígono, ângulo de inclinação, tolerância, volume da pilha e topografia. A ferramenta Dump/Spoil to Target é interativa com o usuário e o adverte, no MineSight Message Window, caso suas metas não sejam exequíveis, sugerindo então valores aceitáveis para o projeto. Surface Reslope Esta ferramenta, também presente no menu OP Eng Tools,…
Por muitas vezes, flexibilizar a programação de produção da mina no curto prazo não é tarefa fácil! Mas então, como atender às demandas de materiais para o beneficiamento e às oportunidades que o mercado nos reserva? O MineSight Planner é a ferramenta para gerenciamento dos avanços de lavra ideal para orientar esta tomada de decisão. Permite ao usuário simular o resultado de blending dos mais diversos tipos de materiais disponíveis na mina, através de uma lógica de reserva previamente configurada, e definir o melhor momento para lavrar estes avanços. Na importação dos cortes, através da opção AutoSlicer & Target Material, é possível discretizar os planos de lavra segundo materiais ou teores de corte específicos, o que torna mais dinâmica a tomada de decisão no horizonte operacional definido: De forma intuitiva, o usuário é capaz de reproduzir o fluxo de materiais lavrados até os…
A robustez da ferramenta MineSight Economic Planner (MSEP), está diretamente ligada à história da Mintec e do MineSight. Desenvolvido desde 1970 e aprimorado ao longo dos anos, o MSEP nos fornece grande facilidade, velocidade e confiabilidade, que são as principais características das ferramentas MineSight. O MSEP está no topo da espiral MineSight, sendo uma poderosa ferramenta que permite o design de cavas econômicas, fases/pushbacks, simulações de produção, cenários de sequenciamento, avaliações econômicas, dentre outras. Com uma diversificada gama de opções, possibilita sua utilização para estudos de pré-viabilidade e de viabilidade econômica, bem como nas etapas de estudo conceitual de um projeto de mineração. Na base da ferramenta está o MSOPIT, que utiliza os algoritmos Lerchs-Grossman ou Cones Flutuantes para avaliação econômica do modelo blocos. Aliado aos grandes recursos do MSEP está a facilidade do Multi-Run, que possibilita de forma…
Sabemos que muitas vezes a manipulação de modelo de blocos é um pouco demorada devido a quantidade de variáveis e de blocos. Se tratando de depósitos com análises por faixa granulométricas, esse número de variáveis aumenta consideravelmente. Para estimar modelo por faixa, utiliza-se da técnica de acumular as variáveis de teor pela faixa e esses valores são armazenados nas amostras/compostas e modelo de blocos, sendo necessária a criação de variáveis desacumuladas e acumuladas por elemento. Dessa forma, o modelo torna-se confuso devido a imensidão de variáveis, além de o usuário ter que executar rotinas para os cálculos de acumulação e desacumulação, ocasionando um aumento considerável no tempo de processo, pois o usuário deverá despender tempo executando tais rotinas e o modelo devido ao seu tamanho físico (por conta de tantas variáveis) torna as execuções mais lentas. Através dessa dica,…
Esta semana iremos tratar das grandes e importantes novidades para projetos de minas subterrâneas e como o MineSight conseguiu integrar inúmeras ferramentas para facilitar o trabalho e otimizar o tempo dos profissionais da área. Este será o primeiro de uma série de Dicas & Truques voltados exclusivamente para as ferramentas Underground. Dessa forma, falaremos de como o MineSight é resultado da aplicação de experiência e conhecimento de forma à iluminar as tarefas de avaliação e engenharia das minas subterrâneas. O Atlas, o Stope, o Sub-Blocking, o Implicit Modeler e uma série de novas ferramentas CAD são o resultado de todo este empenho. O MineSight Atlas e o MineSight Sub-Blocking abrem um mundo novo para o trabalho em modelagem e planejamento baseado em atividades para minas subterrâneas. Em conjunto com as ferramentas MineSight Stope, Decline Design e Room and Pillar, a procura da produtividade é agora ainda mais favorável sob a superfície. “O MineSight…
No Dicas & Truques desta semana falaremos um pouco sobre o Decline Design, uma nova opção de ferramenta que facilita o projeto de acessos para minas subterrâneas. O Decline Design é a ferramenta que permite criar de maneira fácil os acessos e rampas para minas subterrâneas, de modo a encontrar a menor distância entre dois pontos, respeitando inclinação e raio de curvatura. Seu painel de configuração é bastante simples e possui as opções necessárias para criar novos acessos em apenas alguns cliques. Com a chegada do Decline Design não é mais necessário desenvolver o acesso manualmente, basta informar os pontos de inicio e fim, deixando que a ferramenta dimensione e retorne com o melhor resultado, sempre respeitando às premissas inseridas tais como, raio de curvatura, inclinação de rampa, inclinação em curva e tipo de acesso. Além de todas essas…
O MineSight está introduzindo precisão e confiabilidade em uma das etapas mais difíceis da lavra com uma nova ferramenta de gerenciamento de perfuração e detonação. O MineSight Blast irá revolucionar o desenho e a execução dos planos de perfuração e detonação com todas as facilidades das ferramentas do MineSight 3D. Em uma única interface, o usuário poderá desenhar planos de perfuração, aplicar parâmetros de detonação e fazer a conexão de um fogo. Segundo Mark Gabbitus, gerente de produtos operacionais do MineSight “O MineSight Blast redefinirá a detonação. Uma má detonação poderá desfazer todo o bom trabalho realizado por geólogos e engenheiros para elaborar um modelo de blocos e um plano de lavra sólidos. Portanto, é de vital importância que o desenho e a execução da detonação minimizem os erros e interprete os efeitos quando as coisas não corram como…
O MineSight Implicit Modeler (MSIM) vem se inovando cada vez mais e incorporando diversas novas funcionalidades desde o seu lançamento. Uma das últimas novidades é a ferramenta True Thickness. Uma das melhorias incorporadas à ferramenta é a habilidade de restauração de um setup prévio facilmente. A aba output – Files agora tem a opção de salvar as configurações. Com isso, é possível trocar de maneira rápida e fácil os setups do MSIM, exportando e importando os arquivos de parâmetros. Nessa edição será abordado o modelamento de dois grupos de camadas que são separadas por uma descontinuidade. Em cada um desses grupos, foi escolhida uma camada de referência. O modelamento é realizado a partir de informações de sondagem para essas camadas e as demais serão construídas usando o True Thickness (TTHK), a partir da técnica de empilhamento. Para esta técnica,…
O MineSight Planner (MSPlanner) é uma das últimas novas e poderosas ferramentas do MineSight, concebida para a geração de planos de lavra de curto prazo com relatórios dinâmicos de forma interativa. A maior parte de suas funcionalidades provém diretamente do sucesso do MineSight Interactive Planner (MSIP), mas também distingue-se por muitas outras características. Uma interface simples e intuitiva junto com recursos de planejamento adicionais que lhe permitirão gerar, executar e avaliar planos de lavra com facilidade e maior eficiência. Entre os benefícios do MSPlanner, destacam-se: Gerar relatórios de reservas em tempo real com a integração do MineSight Reserve O MSPlanner gera relatórios de reservas em tempo real com a integração do MSReserve, além de possibilitar a utilização de várias lógicas de reservas com diferentes modelos de blocos, propiciando a realização de reconciliações na ferramenta. Atribuir frotas de transporte e…
Este Dicas & Truques oferece sugestões úteis sobre como refinar os parâmetros de interpolação e melhorar a precisão do seu modelo de blocos em 3D (3DBM). O procedimento Pintrpq.dat no MineSight Compass utiliza os dados de sondagem do MineSight Torque para interpolar valores no modelo de blocos. Vários métodos diferentes de interpolação podem ser executados com este procedimento: técnicas de krigagem, incluindo a krigagem ordinária e a krigagem de indicatriz, a técnica de gradiente, entre outros. Você pode criar vários modelos de blocos ou vários itens do modelo para qualquer parâmetro, afim de comparar e verificar os resultados de diferentes interpolações. Limitação da área da interpolação A capacidade de limitar a área da sua interpolação implica que o procedimento pintrpq.dat será executado mais rápido, tornando suas operações mais eficientes em termos de tempo. Se você tiver um modelo particularmente…